terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sobre o filme «The Post» de Steven Spielberg, 2017















É por filmes como este que a América poderá ser grande, não é decididamente com Donald Trump, contra o qual Steven Spielberg terá realizado este filme.

Na guerra que o actual presidente dos Estados Unidos da América lançou contra os jornais e os jornalistas, revemos as decisões encarnadas por Katharine Graham (Meryl Streep) e Ben Bradlee (Tom Hanks), proprietária e director do jornal ‘The Washington Post’, quando ponderaram a publicação de um grande relatório do Pentágono que punha em causa a participação americana na guerra do Vietname. Um relatório sacado por Daniel Ellsberg (Matthew Rhys), funcionário daquela instituição. O pré- Watergate.

Não será um grande filme de Spielberg mas é, sem qualquer dúvida, um filme rápido (ou telefilme) de Spielberg! O modo como faz o filme girar em torno maravilhosa Meryl Streep quase faz de «The Post» um filme brilhantemente feminista.

A deferência sobre a imposição da verdade, o esclarecimento do público, a vontade democrática do confronto de ideias, finanças e economias, a defesa incondicional do jornalismo, é emocionante e concentra-se nas derradeiras cenas, de enorme suspense, onde Katharine Graham e Ben Bradlee, cada um na sua própria casa, uma rodeada de investidores financeiros, o outro, de jornalistas, decidem ao telefone pela publicação dos dados, apesar da muito provável represália judicial.

Pena que os espaços interiores enclausurados não dêem mão a Spielberg para os seus habituais voos paisagísticos, pena a pressa com que é contado o início da história, pena o ricto de Tom Hanks, invariável, sempre de queixada cerrada, tentando mimar talvez o verdadeiro Ben Bradlee.

São estes, no entanto, pequenos defeitos para um filme de combate necessário.

E,claro, a música é de John Williams!

jef, janeiro 2018

«The Post» de Steven Spielberg. Com Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Carrie Coon, Matthew Rhys. EUA, 2017, Cores, 115 min.

1 comentário:

  1. Grande filme. Muito obrigada pela crítica. Pessoalmente adorei o filme pela trilha sonora que teve. Acho que não pode existir melhor eleição de musica para The Post que John Williams, além de que é umas das minhas preferidas. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez neste filme, cada detalhe faz que seja um grande filme. Cuida todos os detalhes e como resultado recebeu indicações ao Oscar. Vale muito à pena, é um dos melhores filmes sobre jornalismo. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderEliminar