quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Sobre o filme «Lucky» de John Carroll Lynch, 2017

















Filmar a velhice, a doença e o fim nunca foi pacífico.

Em 1976, Don Siegel realizou «O Atirador», o derradeiro filme de John Wayne. Michael Haneke realizou «Amor» com Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, em 2012. Tim Burton colocou Albert Finney no centro de «O Grande Peixe» (2003). David Lynch consomou em 1999 «Uma História Simples» com Richard Farnsworth (Alvin Straight) e Harry Dean Stanton (Lyle Straight), dois irmãos de costas viradas que se reencontram no final da vida.

É precisamente Harry Dean Stanton (falecido em Setembro de 2015) que enche o ecrã de «Lucky» tendo a generosidade de nos dar a esperança como testamento expresso na personagem que tem precisamente a sua idade. Por incrível que pareça, este filme, realizado à medida do corpo e da finitude do actor, tem o princípio de terna comédia que comove e engrandece.

O estreante realizador John Carroll Lynch é um magnífico eterno actor secundário (tal como o foi, durante anos, Gene Hackman). John Carroll Lynch conhece o meio, a produção, a luz e o modo de contar histórias tão simples como a proximidade da morte, acarinhando actores, personagens e espectadores. Atira-se à realização sem presunção ou medo de entregar o ouro ao bandido-cowboy Harry Dean Stanton. Oferece-nos uma breve história maravilhosamente banal e lírica, com David Lynch como actor secundário, outro velho que chora a fuja da sua tartaruga ‘Presidente Roosevelt’.

A sensação que temos é a de estar rodeados de amigos implicativos, mas para sempre carinhosos, que amam as histórias que viveram, as palavras cruzadas que não completam, a memória das guerras por que passaram.

No fim, fica-nos a contenda etimológica sobre as palavras «realidade» e «verdade», um discurso médico esclarecido e o antídoto absoluto contra o medo da morte. 

Aqui filmar a velhice é um acto de paz. 

Quem tiver medo da morte (ou da vida), a sua (ou a dos próximos), não perca a oportunidade de ser elucidado por Lucky ou pela tartaruga Roosevelt.

jef, dezembro 2017


«Lucky» de John Carroll Lynch. Com  Harry Dean Stanton, David Lynch, Ron Livingston, Ed Begley Jr., Tom Skerritt, Beth Grant, James Darren. EUA, 2017, Cores, 88 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário