quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Sobre o filme «Um Dia Inesquecível» de Ettore Scola, 1977




















Se existe um filme que parece definir a palavra «intimidade» é este. Porque a intimidade compreende-se melhor quando concedida ao outro. Uma dádiva recíproca sem contraponto.

Rosmunda, um mainá de voz estridente que Antonietta (Sohia Loren) deixa escapar quando limpa a gaiola, vai poisar no patamar das traseiras onde mora Gabriele (Marcello Mastroianni). Antonietta pede a Gabriele que a ajude a capturá-lo. Antonietta é mulher, mãe e dona de casa assoberbada. Gabriele, locutor de rádio sem trabalho. Assim começa o filme. Ou talvez não…

Estamos em maio de 1938, quando Hitler (secundado pela guarda avançada Hess, Goebbels, Himmler, Ribbentrop…) chega a Roma para uma visita de estado e estadão a Mussolini. O povo fascista rejubila com a festa e a fanfarra, os estandartes e os pendões, e parte engalanado para assistir à apresentação dos ditadores. As imagens são de época e mostram os dirigentes tão aprumados e sorridentes quanto ridículos e presunçosos.

Quase todos partem bem-dispostos e fardados de preto para o estádio e a vigiar o condomínio apenas fica o relato radiofónico do espectáculo que a porteira coloca para que oiçam no exterior.

É nesse espaço vazio, arquitecturalmente extraordinário mas vigiado pelo som da rádio e pelo olhar da porteira, que Antonietta e Gabriele se encontram, revelando a intimidade um ao outro. Mais por privação afectiva que por desejo consubstanciado, as duas personagens vão necessitando cada vez mais um do outro. Necessidade do olhar, das mãos, das histórias, do carinho. O carinho é, certamente, bonito, as histórias menos.

Ettora Scola entrega esta dramaturgia esclarecedora de uma época inábil a dois actores únicos que transformam Antonietta e Gabriele em monumentos de impossibilidade e ternura.
Gabrielle refere ao telefone que rir só se consegue com o outro, enquanto chorar… Antonietta fica resignada a ler à janela «Os Três Mosqueteiros».

Um filme onde também a arquitectura e o guarda-roupa contracenam e dão a deixa perfeita a um filme inesquecível.

jef, agosto 2017


«Um Dia Inesquecível» (Una Giorrnatta Particulare) de Ettore Scola. Com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Tiziano de Persio, Alessandra Mussolini, Françoise Berd, John Vernon, Patrizia Basso. Itália, 1977, Cores, 103 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário