sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Sobre o filme «Atomic Blonde - Agente Especial» de David Leitch, 2017


















Esqueçam James Bond! Ignorem Jason Bourne! Pobres homenzinhos!
Eis que o MI6 contrata Lorraine Broughton: a Mulher! Determinada, implacável, fatal! Linda! E tal como nas novelas de espionagem, nos filmes de animação ou na banda desenhada de onde a heroína sai («The Coldest City» de Antony Johnston & Sam Hart), a agente secreta nunca morre por mais porrada que leve ou sofra.
Estamos em Berlim no final de 1989, de um e de outro lado do muro, alguns momentos antes alguns momentos depois do seu derrube.
Entrecruzado por flashbacks, o realizador coloca-nos dentro do interrogatório envidraçado de Atomic Blonde para que os seus dirigentes entendam quem é agente duplo, espião triplo, traidor, russo, alemão, inglês, francês. Claro que não percebem tantas são as reviravoltas do argumento, tanto o Vodka on ice bebido de um trago, tantos os cigarros sorvidos até ao filtro.
Mas Charlize Theron é realmente uma actriz soberba e de uma beleza inesquecível. Se não a esquecemos em «Monstro» (2003) de Patty Jenkins, «Terra Fria» (2005) de Niki Caro ou mesmo em «Mad Max – Estrada da Fúria» (2015) de George Miller, também não a esqueceremos como Lorraine Broughton. Charlize Theron encarna esta agente que maltrata brutamontes de todas as latitudes como encarnou os outros papéis, entregando-lhes o corpo, a alma, o sangue, o cérebro e os músculos. E quanta escatologia existe neste filme de acção…
E temos a paisagem pintada a cinzento brilhante e uma cidade de Berlim em tons de passado mal tratado.
Temos a tela rasgada onde vai passando «Stalker» de Andrei Tarkovky. 
Temos a banda sonora com temas «vintage» da época.
Temos uma cena nas escadas e patamares de um prédio verdadeiramente única.
Temos carros maravilhosos acabando infelizmente muitos deles na sucata.
Temos o guarda-roupa e os adereços.
Mas temos acima de tudo Charlize Theron, a bela.

Viva Charlize Theron!

jef, agosto 2017

Sobre o filme «Atomic Blonde - Agente Especial” de David Leitch, David “Atomic Blonde). Charlize Theron, Sofia Boutella, James McAvoy, John Goodman, Til Schweiger, Eddie Marsan e Toby Jones. EUA, 2017, Cores, 115 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário