quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Sobre o filme «Na Via Láctea» de Emir Kusturica, 2016


















O suplício de Kusturica. De Tântalo a Sísifo.
A linguagem do realizador ultrapassou-o. O dicionário mantém-se, talvez avantajado por dispensáveis efeitos especiais e animais digitais retirados de um tardio Senhor dos Anéis. Cobras, borboletas, passarinhos dardejantes. A semântica confunde a narração que ostenta a pressa. Corremos atrás da sintaxe de tantos animais e objectos que, em anteriores filmes respondiam, mas agora decoram. Há muito lança-chamas que carboniza personagens que não chegaram a ter história. Noivas atletas, sogras dolentes, relógios assassinos, desaparecem sem rasto. Demasiada música e orelhas dançantes. No centro, um leiteiro em fuga da sua própria personagem. Estático mas saltitante, escondido por um guarda-sol, um falcão, um burro fustigado. Kusturica não consegue apanhar o leiteiro. Esconde a cara. Não a caracteriza. Explode, não emociona.
E o tempo? O tempo do teatro? Esse hiato que liga a imagem realizada à consciência do espectador, à fala de um coro memória-futuro? Onde pára o palco? Não basta evocar Sócrates e Homero. Não basta convocar as musas, as radiosas Monica Bellucci e Sloboda Micalovic. Não basta colocar personagens encantadoras em locais de cortar a respiração. Não basta sabermos a boa intenção, lúdica intenção, do realizador. Era preciso mais!
Para quê tanto desperdício de objectos e cenários, se Tântalo não lhes pode chegar?
Chegará a imagem final, bela e sintomática, de um campo de minas coberto de pedras içadas montanha acima, ao som da valsa mais bela de Stribor Kusturica, para redimir a tristeza de Sísifo?
Saudades de «Underground», 1995.

jef, janeiro 2017

 «Na Via Láctea» (On the Milky Road) de Emir Kusturica. Com Monica Bellucci, Sloboda Micalovic, Emir Kusturica, Sergej Trifunovic. Grã-Bretanha / EUA / Sérvia, 2016, Cores, 125 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário