terça-feira, 15 de novembro de 2016

Sobre o livro «O Eléctrico 16» de Filomena Marona Beja, Divina Comédia 2013


















Para quem não conheça a escrita de Filomena Marona Beja e, em simultâneo, tenha alguma dificuldade em descobrir uma rua ou um monte através da análise de uma carta, prepare-se: a tarefa não é fácil. Principalmente na leitura do mapa de «O Eléctrico 16».
No centro desse mundo cartesiano está uma casa na Madre de Deus ocupada pela história central de quatro mulheres: Arlete, Helena, Yolanda e Joana, mães e filhas. A linha das ordenadas é identificada pelo trajecto do eléctrico que vai de Xabregas a Belém. Nas abcissas está o percurso desde 1938-1943 (a construção do «bairro social») até à perspectiva de localização do novo aeroporto de Lisboa, passando por 1958 e pelas viagens realizadas por Humberto Delgado durante a mais famosa campanha eleitoral em Portugal. No eixo dos zz’ estão os edifícios: o liceu D. Filipa de Lencastre, os cafés do Poço do Bispo, a célebre escola de Mestres, ofícios e operários, Afonso Domingues. Também lá vemos cinemas, fábricas, quintais, jardins.
A autora reflecte a emotividade da narrativa através da ocultação de sujeitos, por vezes até de verbos, dando espaço aos pormenores, numa linha semântica de aparente ausência de descrição-narração. Ou seja: escreve sem palavras, preferindo o uso de pequenos traços e sinais, como uma arquitecta que desenrola perante o leitor alçados e memórias descritivas.
A Lisboa neste livro é encantadora e nostálgica, assumindo para metáfora inicial o mundo florestal de Monsanto e para metáfora final a memória de uma amoreira sem vocação de futuro.

jef, agosto 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário