segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sobre o filme «E Agora? Lembra-me» de Joaquim Pinto, 2013














A botânica do vírus ou o erro na programação.
Este é um complexo tratado sobre a botânica dos vírus (VIH + VHC) ou um compêndio longo e anacrónico de entomologia e do querer humano. E desengane-se quem, por pressa mediática, vá à procura da morbidez das células ou da finitude do corpo. Aqui, a doença é o móbil e a palavra do evangelho de João, uma espécie de lança. Também há cães, fogos florestais, análises clínicas e, por superior humor, a morte anunciada dos perus. Entretanto, durante a sessão, alguns filmes vão-se aproximando, depois afastam-se. Afasta-se “Silverlake Life: The View from Here” (Peter Friedman e Tom Joslin, 1993) pelos planos próximos com que o presente filma a vida dos outros, incluindo a de libélulas e rãs. Aproxima-se de “Ruínas” (Manuel Mozos, 2010) na perspectiva com que olha o presente como o grande transfigurador de memórias. Vem à liça “Ao Correr do Tempo” (Wim Wenders, 1976), essa viagem inicial, mas sem fim, de dois homens pela fronteira de países, entre a força dos silêncios e das palavras.
Este é um filme sobre a esperança (ainda). A esperança de “Blade Runner” (Ridley Scott, 1982) quando, no final, a andróide Rachael descobre que, por erro de computador, já ultrapassara o limite vital programado, atirando para o futuro a incerteza do seu prazo de validade. Aliás como acontece com Joaquim e Nuno. Aliás como sucede com todos nós.
Poder-se-ia chamar o filme de «absurdo» por observar de tão próximo a morte e o corpo só para expressar o plano mais distante em que se movem a Vida e a Natureza. No entanto, quando o «absurdo» toma consciência do próprio «absurdo», deixa de o ser. Aqui, o absurdo poder-se-á apelidar de «estética do movimento e da luz».

jef, setembro 2014

«E Agora? Lembra-me» de Joaquim Pinto. Com Joaquim, Nuno, Jo, Deolinda, Cláudia, Nelson, Rita. Cores, 164 min. Portugal, 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário